1 de setembro de 2015

XI​II CIRCUITO TUSP DE TEATRO


ATENÇÃO!!! Os ingressos serão distribuídos a partir do dia 2/9, no Teatro Municipal a  partir das 14 h e teremos uma cota limitada disponível no Centro Cultural da USP, a partir do mesmo dia (8h30-11h30/14h-17h).


O TUSP – Teatro da USP e a Pró-Reitoria de Cultura e extensão da USP
tem a honra de convidá-lo para

XI​II CIRCUITO TUSP DE TEATRO

Data: de 03/09 a 5/9/2015 (quinta a sábado)
Horário dos espetáculos: 20 horas

Local dos espetáculos:
Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
Rua Sete de Setembro, 1735 – Centro
Local dos workshops:
Centro Cultural da USP São Carlos
Av. Dr. Carlos Botelho, 1465 – ao lado do Observatório da USP

Release:
Desde 2008, o Circuito Tusp de Teatro oferece formas diversificadas de convívio com a experiência cênica, cultivando o hábito da fruição teatral entre a comunidade universitária e o público externo, com a apresentação de espetáculos e workshops gratuitos.
No segundo semestre de 2015, o evento tem sua 13ª edição, levando aos campi de Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos três espetáculos convidados: APORIA 23°S 46°0, da Formação 16 da Escola Livre de Teatro, O QUE VOCÊ REALMENTE ESTÁ FAZENDO É ESPERAR O ACIDENTE ACONTECER, da Cia de Teatro Acidental e CARTAS LIBANESAS, solo de Eduardo Mossri.

Esta edição traz ainda dois workshops. O primeiro, “Ensaios Ignorantes: Nada”, é um projeto que transita entre teatro, literatura e filosofia da educação, propondo uma experiência cênica singular, tendo sempre um livro como objeto em comum, operado por todo o público e o grupo de ensaístas (em São Carlos ocorrerá em outubro). Já o workshop “Como se Fabrica uma Mulher?”, sob a coordenação de Nina Caetano, ocorrerá somente na cidade de São Carlos.

A atividade de caráter performático é realizada com mulheres, e culminará em intervenções em espaço público, tendo por disparador estético o modelo de feminino presente na sociedade contemporânea. O processo de criação e as intervenções realizadas serão documentadas e apresentadas na II Bienal Internacional de Teatro, realizada pelo TUSP no fim deste ano, na capital.

A intenção atual do Circuito é criar um espaço de contato intenso com uma produção teatral de qualidade, e oferecer um local de encontro e fervor artístico, para propiciar o debate.

Em cena, veremos: um solo que habilmente evoca o lugar do imigrante, a partir de memórias despertadas por cartas libanesas, mas que ecoam nas mais diversas etnias que construíram esse país; uma conferência - espetáculo de um coletivo que revisita Nelson Rodrigues, num ácido olhar para a imprensa, em seu máximo poder de manipulação e culminamos num agrupamento de artistas em formação, que escolhem prescindir da palavra para discutir o próprio teatro em ruínas e a incomunicabilidade com o setor público.


PROGRAMAÇÃO GRATUITA e COMPLETA:
Espetáculo: O QUE VOCÊ REALMENTE ESTÁ FAZENDO É ESPERAR O ACIDENTE ACONTECER 
Cia de  Teatro Acidental

Escrita a partir da obra O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues, a peça procura colocar em cena – de maneira crua e sem uso de metáforas – as convulsões de uma sociedade movida pelo ódio, cultivado em nome da liberdade de expressão. 

Ficha técnica:
direção: Carlos Canhameiro 
Elenco: Artur kon, Cauê Gouveia, Chico lima, Eduardo Bordinhon, Mariana dias, Mariana Otero, Tati Mayumi 
Pensamento corporal: Andreia Yonashiro, iluminação: Daniel Gonzalez, Cenário: Mauro Martorelli, Texto: Cia de teatro acidental e Carlos canhameiro 
Projeto gráfico: Artur Kon, Produção: Mariana Dias


Duração 60 minutos Classificação 16 anos

Apresentação:
São Carlos | 03.09 (quinta) | 20h | Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão | Endereço: Rua Sete de Setembro 1735 – Centro – São Carlos.
Informações sobre A Cia de Teatro Acidental:
http://www.teatroacidental.com.br/

Espetáculo: CARTAS LIBANESAS
Um jovem libanês vem para o Brasil fazer fortuna para logo voltar ao Líbano, onde deixou sua esposa grávida. Anos de sofrimento e trabalho, descobre apaixonado pela nova terra e decide convencer a mulher a vir morar com ele no novo país. “Cartas Libanesas” é a historia de um mascate, contada por um ator mascate que resgata suas próprias historias para refletir sobre a imigração. É uma ode de amor e gratidão a todos aqueles que imigraram e enriqueceram nossa identidade cultural.

Trajetória
- Indicado ao Prêmio Shell de Autor
- Indicado ao Prêmio APCA de Autor/Dramaturgia
- Indicado ao Prêmio Aplauso Brasil de Autor
- Estreia SESC IPIRANGA – São Paulo/SP (Março 2015)
- Festival Internacional de São José do Rio Preto (FIT)
- Festival de Teatro de Ibirá (FESTIB) - Vencedor de 7 Prêmios, incluindo Melhor Espetáculo, Melhor Diretor e Melhor Ator.

Ficha Técnica
Texto: José Eduardo Vendramini
Direção e Iluminação: Marcelo Lazzaratto
Ator: Eduardo Mossri
Cenário: Renato Bolleli
Trilha Sonora: Gregory Slivar
Figurinos: Fause Haten
Assistente de Direção: Wallyson Motta
Preparação vocal: Rodrigo Mercadante
Fotógrafo: Felipe Stucchi
Produção: Eduardo Mossri

Duração 75 minutos Classificação 12 anos

Apresentação:
São Carlos | 04.09 (sexta) | 20h | Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão | Endereço: Rua Sete de Setembro 1735 – Centro – São Carlos.
Informações sobre Cartas Libanesas:


Espetáculo: APORIA 23°S 46°0
Formação 16 da Escola Livre de Teatro

O espetáculo trata de figuras que habitam um teatro em reforma e que desenvolveram rituais próprios de trabalho, de diversão e de burocracia. Em meio a esta organização absurda, eles recebem a visita do encarregado de vistoria da reforma.
É através de seu olhar que o espectador é convidado a conhecer o modo peculiar como vivem as figuras nesse teatro em ruínas.

Ficha Técnica:

Direção geral: Vinicius Torres Machado , Direção cênica: Thiago Antunes (1ª etapa) e Vinicius Torres Machado , Direção musical : Gregory Slivar, Dramaturgia : Marina Tranjan, Thiago Antunes e Vinicius Torres Machado, Direção de arte e cenografia: Eliseu Weide Assistência de direção: Pedro Stempniewski, Elenco: Adriano Milan, Ailton Barros, André Cantuário, Andressa Ferreira, Antonio Salles, Ayiosha Avellar, Filipe Santos, Giuliana Lavorato, Julio Lorosh, Kako Arancibia, Karen Lenz, Laís Loesch, Linn Santos, Michael Souza, Renata Santos, Thiago Felix, Vinícius Vilas Boas e Wesley Salatiel Assistência de produção:  Vanessa Lemes, Concepção de iluminação e operação de luz e som : Gilda Genofre, John Halles e Leonardo Carvalho,  Experimentação vocal : Natália Nery, Assistência de direção de arte: João Pedro Uvo e Thiago Audrá Vesecky , Cenotecnia:  Flavia Ribeiro de Oliveira, Jessica Rodrigues, Leon Henrico Geraldi, Mantú Novaes

Duração 90 minutos Classificação 12 anos

Apresentação:
São Carlos | 05.09 (sábado) | 20h | Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão | Endereço: Rua Sete de Setembro 1735 – Centro – São Carlos.
Informações sobre Aporia:


Workshop I:
Como se Fabrica Uma Mulher? – Nina Caetano

Sinopse:
O workshop é fruto da pesquisa realizada desde 2008, junto ao agrupamento Obscena, pela performer e professora da Universidade Federal de Ouro Preto, Nina Caetano, em torno de ações performativas que colocam em questão o modelo de feminino presente na sociedade contemporânea. Exclusivamente para mulheres, ele propõe, a partir da questão temática, a criação de ações performativas e de instalações/intervenções em lugares públicos por meio do desenvolvimento de relações com o espaço urbano e da manipulação de objetos e narrativas. 
Esta ação será filmada, com detalhamento dos procedimentos, e apresentada como parte de uma mesa de debates sobre feminicídio na II Bienal Internacional de Teatro, que sera realizada pelo Teatro da USP no final de 2015, na capital.

Realização: Teatro da USP e Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e Extensão – USP - São Carlos

Datas: 2, 3 e 4/09*
Horário: 13 as 17 horas
Local: Centro Cultural da USP de São Carlos
Av. Dr. Carlos Botelho, 1465 – ao lado do Observatório da USP

* No dia 4/9 o horário será prolongado por conta das intervenções artísticas na cidade.

Inscrições até dia 30/8 pelo e-mail: tuspdesaocarlos@gmail.com
vagas - 20
Os inscritos devem enviar breve carta no corpo do e-mail, informando o seu interesse no tema, nome completo, data de nascimento e telefone, mencionando no assunto: “Inscrições workshop Como se Fabrica uma mulher”

Workshop II:

Ensaios Ignorantes: Nada 

Ensaio cênico e leitura com o livro Nada, de Janne Teller, que conta a história de um aluno que deixa a sala de aula e vai morar em cima de uma ameixeira, após descobrir que a vida não tem sentido. Com o objetivo de fazê-lo descer da árvore, seus amigos de classe compõe uma pilha de significado com objetos que dão sentido às suas existências. Durante três horas, ensaístas e público ficam, juntos e separados, em torno desse livro, realizam ações cênicas, ensaios e leituras. Quem quer ler, lê. Quem quer ver, vê. Quem quer sair, sai. Quem não saber ler também pode ir, pois tudo é lido em voz alta. Não queremos explicar nada. Não tem debate. Não tem especialistas. Os Ensaios ignorantes existem desde 2011 e têm como eixo o livro O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual, de Jacques Rancière, junto com escritos de Joseph Jacotot, autor do método biografado nesse livro. 

ensaístas ignorantes Caio Paduan, Juliana Jardim, Luiz Pimentel, Miguel Prata, Tieza Tissi ensaístas convidados Marina Tenório, Sérgio Rizzo (audiovisual), Vinicius Garcia (dramaturgia) escritura cênica ensaístas e público produção executiva Marilena Pimentel direção e idealização Juliana Jardim realização Nós três teatro e palavra. 

Recomendação etária: adultos e jovens maiores de 13 anos.

Local:
Centro Cultural da USP de São Carlos
Av. Dr. Carlos Botelho, 1465 – ao lado do Observatório da USP

Data: 17/10/2015

Horário: 14 às 17 horas

Atividade gratuita

Confirme participação e acompanhe a programação completa pelo facebook:

Link do evento (espetáculos)  no facebook:

Link do evento (workshop) no facebook:


Realização: 
Tusp e Pró-Reitoria de Cultura e extensão da USP
Apoio:
Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão
Prefeitura do campus USP de São Carlos
Rádio UFSCar
Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e Extensão – USP - São Carlos

Centro Cultural da USP São Carlos