1 de abril de 2015

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O NÚCLEO TUSP 201​5

TUSP Teatro da USP,  órgão da  Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária
informa:

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O NÚCLEO TUSP 2015

Até o dia:
04 de abril de 2015, segunda-feira
​( inscrições prorrogadas até o dia 13/abril)​

Atenção! O trabalho será desenvolvido durante todo o ano. Não haverá abertura de vagas no segundo semestre para as turmas I e II.

Turma I
Segundas, 19h30
Público - alvo: 
Integrantes e  ex-integrantes do Núcleo Tusp, interessados com ou sem  experiência em teatro, pesquisadores de temáticas correlatas, músicos, artistas das mais diversas linguagens.
O que faremos?
Criação colaborativa a partir do texto “Homens de Papel” de Plínio Marcoscom investigações temáticas/lingüísticas acerca da realidade dos moradores de rua na cidade de São Carlos; o dentro e o fora da Universidade; tensionamentos entre o  personagem dramático e o teatro épico; ética e estética da miséria; o subemprego  e a submoradia na cidade; a música como fala; limites e tensionamentos entre o espaço público e o privado; o corpo como símbolo político; coralidades em cena.

Início dos encontros:
06/04/15

Turma II 
Sextas, 15 – 17 h
Público - alvo:
Pessoas interessadas nas relações temáticas e de linguagem entre Cinema e Teatro; solicita-se alguma experiência como praticante ou espectador das linguagens citadas; interesse em elaboração de procedimentos pedagógicos de trabalho; também aberto a artistas e educadores.

O que faremos?: Planejamento feito em colaboração; apropriações possíveis da linguagem cinematográfica na composição teatral e vice-versa; a cena dentro e fora do espaço tradicional; tensionamentos entre cinema, teatro, site-specific e performance urbana;  jogador-observador e jogador-ator; metas serão decididas em conjunto.

Início dos encontros:
10/04/15

O que é o Núcleo Tusp?
Os Núcleos Tusp ou Núcleos de experiência e apreciação teatral objetivam propiciar uma experiência estética que reflita a condição do homem na atualidade, a partir de estudos práticos e teóricos, que incluem outras experiências estéticas, tais como saraus, apartes da vez, workshops de aprofundamento, apreciação de espetáculos e intervenções urbanas. Acontece na cidade de São Carlos desde meados de 2010 de forma contínua, com encontros semanais no Centro Cultural da USP, sob a coordenação de Claudia Alves Fabiano, Doutoranda  em 
Pedagogia do Teatro pela ECA-USP e orientadora de arte dramática do Tusp, além de contar com a colaboração de artistas -pedagogos convidados  de acordo com cada projeto. Os participantes precisam ter, no mínimo, 18 anos. Atualmente o Núcleo é composto por estudantes de graduação e pós-graduação da USP e da UFSCAR, profissionais liberais, jovens do ensino médio e de cursinhos, professores, funcionários públicos, aposentados, artistas, etc.. O nosso trabalho é gratuito e está aberto a todos os moradores da cidade de São Carlos. Não é necessário ter experiência anterior em teatro.

Como se inscrever?

As inscrições para os interessados em participar do Núcleo Tusp de São Carlos em 2015 ocorrerá até o dia 04 de abril
 pelo e-mail: tuspdesaocarlos@gmail.com, com assunto: inscrição núcleo tusp 2015
. Incluir no e-mail nome, telefone, endereço eletrônico, idade, preferência de dia para o encontro (segunda a noite ou sexta a tarde), ocupação (curso, trabalho, etc..) e se possui alguma experiência em teatro.



Para o 2º semestre – cadastro de interesse:

Almeja-se a abertura de turmas experimentais, específicas e de curta duração para: crianças (de 08 a 12 anos), terceira idade e para funcionários. Para isso, faremos um cadastro de interesse para verificar a real demanda para essas três turmas. De acordo com os resultados obtidos a(s) turma(s) será (serão) aberta(s) a partir de setembro/15. Importante ressaltar que, a abertura de turmas depende de uma avaliação cuidadosa da real demanda, além da viabilidade logística e pedagógica da ação. O preenchimento do cadastro não significa que as turmas ocorrerão.
Havendo interesse favor enviar e-mail para tuspdesaocarlos@gmail.com com assunto: cadastro de interesse – núcleo tusp. Enviaremos aos interessados uma ficha cadastral que deverá ser preenchida e devolvida até 15/06/15.

Para outras informações sobre as atividades que o Tusp desenvolve em São Carlos e em outros campi USP acesse o nosso blog:
http://tuspdesaocarlos.blogspot.com/ 

O nosso site:

Estamos no face: 
Tusp de Sanca

Ligue no : (16) 3373 - 8015
Realização:
TUSP
 - Teatro da USP - Pró-Reitoria de Cultura e extensão

Esta ação integra a programação do 
Centro Cultural da USP de São Carlos 
e do 
Grupo Coordenador  de Cultura e extensão da USP de São Carlos


-- 
Equipe TUSP de São Carlos:
 
Claudia Alves Fabiano 
Orientadora de Arte Dramática do Teatro da Usp de  São Carlos (TUSP)
(16) 9190-6733
(16) 3373-8015 - Centro Cultural da USP  de São Carlos
Doutoranda em Pedagogia do Teatro - ECA - USP

 Bolsista do Programa Aprender com cultura e extensão 2014/2015
Vicente Mattos
(16) 99749-1556