24 de fevereiro de 2015

TUSP na Semana de Recepção aos Calouros 2015 com o espetáculo: "Conversas com Meu Pai"

26.02 | 21h | São Carlos
Centro Cultural da USP de São Carlos

Av. Dr. Carlos Botelho, 1465 (ao lado do Observatório da USP ) 

60 lugares

/aceitaremos reservas/
Os ingressos reservados poderão ser retirados no Centro Cultural da USP no dia do espetáculo entre 14 e 16 horas com a equipe TUSP ou a partir de uma hora antes do espetáculo no mesmo local.

Informações| tuspdesaocarlos@gmail.com/ 16 3373-8015 |
Duração | 65 minutos |
Indicação de faixa etária | recomendável para maiores de 14 anos |

Sobre  o espetáculo:

Teatro da USP participa da semana de recepção aos calouros e apresenta a peça Conversas com Meu Pai em quatro cidades do interior paulista.
Teatro da USP, órgão da Pró_ Reitoria de Cultura e extensão apresenta de 23 a 27 de fevereiro, na Semana de Recepção aos calouros da USP, a peça Conversas com Meu Pai. O espetáculo é um desdobramento da pesquisa da atriz e diretora Janaina Leite sobre teatro-documentário e será apresentado nas cidades de Bauru, Piracicaba, Ribeirão Preto e São Carlos. A atriz divide a direção com Alexandre Dal Farra, que ainda assina a dramaturgia. A programação é gratuita.
A montagem apresenta traços de uma história real entre pai e filha. Em um cenário-instalação, o documentário cênico mescla elementos documentais e ficcionais que surgiram ao longo da pesquisa que durou sete anos.
O ponto de partida de Conversas com Meu Pai é uma caixa que guarda uma infinidade de bilhetes recolhidos pela atriz e que trazem frases escritas por Alair, seu pai, que sofreu uma traqueostomia, perdeu a capacidade da fala e passou a se comunicar unicamente por escrito. A atriz e diretora, do premiado grupo XIX de teatro, em parceria com Dal Farra (premio Shell 2013 de melhor autor e indicado ao APCA em 2014), flagra nesses papéis rascunhados o mote para a dramaturgia de uma comunicação silenciosa entre pai e filha.
O espetáculo esteve em cartaz por três anos e é baseado na ruptura de um casal na vida real. A experiência do espetáculo gerou um campo de pesquisa ao qual Janaina vem se dedicando, tanto na vertente acadêmica através de sua pesquisa na pós-graduação, quanto nos domínios da pesquisa prática em suas criações e na orientação de diversos cursos e oficinas.
Frases fora de contexto, acumuladas aleatoriamente numa velha caixa de sapatos, sugeriram o ponto de partida para a criação dramatúrgica das memórias de uma complexa relação entre pai e filha.
O pai de Janaina saiu de casa quando ela tinha quinze anos. Alguns anos depois foi diagnosticado com um câncer na laringe, e só então se reaproximaram. Em março de 2005 teve de ser submetido a uma traqueostomia e nunca mais voltou a falar. Alair Pereira Leite faleceu em outubro de 2011.
“A reaproximação entre meu pai e eu só se deu quando ele já não podia mais falar. Finalmente iniciamos as conversas que nunca tínhamos tido antes. Passei a recolher, ainda sem saber para que fim, esses fragmentos, resíduos das tardes que passávamos juntos, sentados numa mesa de bar, pescando, ouvindo um disco na vitrola. Tinham as conversas e tinham os silêncios”, lembra a atriz.
Numa grande tela são projetadas sequências aleatórias do material em vídeo captado por anos pelo cineasta Bruno Jorge. Remetendo a um depósito, o cenário de Conversas com Meu Pai é composto de papéis – infinitos esboços –, objetos como plantas vivas, uma vitrola, uma piscina de plástico, um antigo quadro desproporcionalmente grande –, materiais que entulham o espaço remetendo ao excesso de um processo que se recusa a encontrar uma forma-síntese, um sentido único, e opta então por preservar seus elementos na forma bruta, acomodando os resíduos desta longa experiência.

Sinopse:

Em uma velha caixa de sapatos, Janaina guarda uma infinidade de bilhetes que trazem frases escritas por Alair, seu pai, que sofreu uma traqueostomia e perdeu a capacidade da fala. Esse foi o ponto de partida de umwork in process de quase sete anos que culminou na morte do pai e que deixa como herança um amontoado de formas, esboços e questões com as quais a atriz tenta lidar em cena.

Sobre Janaína Leite:

Janaina é formada em letras francês-português pela Universidade de São Paulo, estudou na Escola de Arte Dramática e no Teatro Escola Macunaíma. A atriz é uma das fundadoras do premiado Grupo XIX de Teatro, companhia existente desde 2001 que participou dos principais festivais do país e de inúmeros no exterior em países como França, Portugal, Cabo Verde, Inglaterra e Itália. Com o grupo, responde pelas criações de Hysteria (prêmios APCA e Nascente), Hygiene (prêmios Bravo e Shell), Arrufos (prêmios Shell e APCA) e Marcha para Zenturo, esta última em parceria com o Grupo Espanca de Belo Horizonte.

Sobre Alexandre Dal Farra:

Mestre pelo Departamento de Letras Modernas da FFLCH – USP, na área de Literatura Alemã, onde é bolsista da CAPES, Alexandre é dramaturgo, diretor, escritor e músico. Vencedor do 25o Prêmio Shell de melhor Autor, em 2012, pela peça Mateus, 10, que escreveu e dirigiu, no Tablado de Arruar – grupo que fundou em 2001. A peça, criada com o apoio da Lei de Fomento ao Teatro, venceu também o prêmio CPT de melhor espetáculo de espaço não convencional. Em 2014, foi indicado ao premio APCA de melhor autor por Abnegação. Formado em Composição Erudita pela Faculdade Santa Marcelina, trabalhou como diretor musical em diversos grupos de Teatro de São Paulo, como o Teatro de Narradores (Arturo Ui; Fragmento Macário), Coletivo Bruto (Guerra Cega Simplex) e Segunda Trupe de Choque (Coriolanos).

Ficha Técnica:

Concepção e Interpretação | Janaina Leite Texto| Alexandre Dal Farra. Direção e cenografia | Janaina Leite e Alexandre Dal Farra Vídeos | Bruno Jorge Iluminação – Wagner Antônio Figurino | Melina Schleder Direção de Palco | Michel FogaçaDesign Gráfico | Rodrigo Pereira


Serviço - Programação completa

Tusp na Semana de Recepção aos Calouros 2015
Espetáculo | Conversas com meu Pai
De 23 a 27 de fevereiro de 2015
Conforme programação das cidades
25.02 | 19h | Ribeirão Preto
Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto
Avenida Bandeirantes, 3900 – Campus USP – Ribeirão Preto.
70 lugares.
Ingressos distribuídos com 1h de antecedência.
23.02 | 19h30 | Piracicaba
Museu Luiz de Queirós / Esalq
Av. Pádua Dias, n. 11, Piracicaba – próximo ao pavilhão de engenharia
Confirmar presença na manhã do dia 23 com representante do TUSP
27.02 | 20h | Bauru
Espaço Protótipo, Rua Monsenhor Claro 2-57.
http://espacoprototipo.art.br/

Contato TUSP em São Carlos

São Carlos | Cláudia Alves Fabiano | (16) 3373-8015 | claudia.fabiano@usp.br|tuspdesaocarlos@gmail.com | facebook: Tusp de Sanca

Bolsista Aprender com Cultura e extensão:
Vicente Mattos

Atividade gratuita

Realização: 
Tusp e Pró-Reitoria de Cultura e extensão da USP

Apoio: 
Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de São Carlos 
 Prefeitura do campus USP de São Carlos

Para ver as fotos do espetáculo, confira nossa página no Facebook: